Em apenas alguns anos, os medidores de potência passaram de ser equipamentos apenas para profissionais e passaram a estar disponíveis para os ciclistas em geral. Quando usado correctamente, um medidor de potência fornece informações importantes que podem melhorar sua performance e acima de tudo permitir um treino mais racional e uma táctica de corrida melhor gerida.

Comparado com um monitor de frequência cardíaca, um medidor de potência fornece medição objectiva do trabalho que estás a fazer, independentemente de como o teu corpo se sente. A frequência cardíaca, ao contrário, é muito influenciada pela fadiga, temperatura, adrenalina e o gel de cafeína que tomaste minutos antes. A frequência cardíaca também responde muito devagar: se fizeres um sprint curto com muita força e tua frequência cardíaca apenas se eleva antes de terminares; numa subida íngreme podes chegar esgotado e aplicando quase nenhuma potência mas a tua frequência cardíaca estar altíssima.

Um medidor de potência ajuda-te a definires as tuas zonas de treino e, em seguida, a treinares correctamente. Os medidores de potência também são a ferramenta perfeita para estimular o teu esforço, seja em numa prova curta ou longa.

Deixamos-te um vídeo da bikeradar.com onde são testados oito medidores de potência.

In: bikeradar.com