Estar num parque de transição numa prova de triatlo de longa distância é quase um desfile de moda, hoje em dia. A quantidade de bikes de carbono é verdadeiramente espectacular. A beleza dos quadros aero, grupos de componentes de carbono e eléctricos e rodas de perfil pode ser fascinante e talvez até um pouco intimidante para muitos de nós.

Todos os anos, os fabricantes de bicicletas melhoram os quadros tentando obter mais e melhores em conforto, rigidez e aerodinâmica. Cada ano, as bicicletas de triatlo tornam-se mais elegantes, mais caras, e supostamente, mais rápidas.

Será que uma bike dessas te dá uma vantagem no segmento de ciclismo? Sim podem. Elas vão-te fazer um ciclista melhor? Provavelmente não. Antes de sair gastar 5000 € numa bicicleta, convém saber que podes ficar mais aero e mais rápido também. Então, se quiseres poupar alguns euros e ainda assim ires mais rápido, aqui estão três maneiras de melhorares o teu segmento de ciclismo.

Encontra uma loja de ciclismo especializada em ciclismo de triatlo ou encontra um treinador de triatlo certificado na tua área e que tenha experiência adequada. Porque é uma bicicleta tão importante? Primeiro, conforto e prevenção de lesões. A maioria dos triatletas parece desconfortável nas suas bicicletas, e se não estiveres confortável na bicicleta, não vais andar bem, não importa o quanto estas treinado. Adicionalmente uma má posição na bicicleta pode acarretar lesões graves com o passar do tempo.  A segunda é a aerodinâmica. Uma boa posição na bicicleta ajudará a reduzir o seu arraste e permite que “cortes” o vento de maneira mais eficaz. O último é o dispêndio de energia. Posicionando-te correctamente, podes optimizar a tua força e resistência para andar mais rápido. Esses três factores ajudarão a fazer mais rápido o segmento de ciclismo e facilitará a transição da bicicleta para a corrida.

Assim, torna-se importante, mais do que gastares dinheiro em material aleatoriamente, fazeres sempre um bom bike-fit para poderes optimizar a tua pedalada e retirares mais proveito do equipamento que já dispões.