No âmbito do plano de actividades elaborado para o projecto KMZERO, realizou-se nos dias 11 e 12 de Novembro de 2017 na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, a 1ª edição da Feira de Triatlo, que reuniu um conjunto alargado de equipamentos e produtos para triatlo. A Feira de Triatlo foi inaugurada pelo Sr. Vereador do Desporto do Município de Vila Nova de Gaia, Dr. José Guilherme Aguiar, acompanhado pelo Dr. Vasco Rodrigues, Presidente da Federação de Triatlo de Portugal. Esta iniciativa, que reuniu nesta edição 17 lojas e marcas desportivas, proporcionou ao público o contacto com todo o tipo de artigos relacionados com a prática do triatlo, numa área expositiva de cerca de 500 m2, na qual estiveram também as presenças institucionais do Município de Vila Nova de Gaia e da Federação de Triatlo de Portugal.

A Feira de Triatlo mereceu o interesse e a visita de personalidades reconhecidas do espectro nacional da modalidade, como Gil Maia e Vanessa Fernandes, que nos acompanharam no treino de corrida e nas palestras de sábado. No domingo recebemos a visita dos atletas profissionais da equipa de ciclismo do FC Porto, que estiveram disponíveis para interagir com os visitantes. As palestras técnicas fixaram um público atento, que acompanhou com interesse as comunicações de Jaime Milheiro, Pedro Carvalho, Hugo Ribeiro, Alexandre Dias, Hélder Milheiras, Sérgio Marques e Vanessa Pereira.

O número de visitantes superou as expectativas da organização e o sucesso do evento foi confirmado por todos os expositores presentes. Num plano de desenvolvimento da modalidade nesta região, e atendendo ao sucesso que todos os intervenientes atribuem a esta edição, a organização considera desde já a realização de uma nova edição desta feira em 2018.