O custo energético de um triatleta de 68 Kg para correr um quilómetro é de cereca de 70 quilocalorias. Mas quando o mesmo triatleta tiver que fazer esse mesmo quilómetro a nadar, e assumindo que a economia de esforço é idêntica, o custo energético será de 280 quilocalorias.

Porque é que a natação requer tanto dispêndio de energia? A resposta está no facto de a água ser perto de mil vezes mais densa que o ar. A água é igualmente uma grande barreira para o ser humano se deslocar dentro dela. Ao contrário dos animais aquáticos, o ser humano não foi feito para de deslocar dentro de água. Assim, uma das principais características que um bom nadador tem de apreender desde cedo é apreender a adaptar o seu corpo ao meio aquático.

Essencialmente há duas maneiras de nadares mais rápido. A primeira é reduzir o arrasto que fazes na água através da posição do teu corpo e da técnica aplicada no nado. A segunda é aumentando a propulsão melhorando a tua capacidade aeróbica e anaeróbica. Desta duas, estudos revelam que a que te dá mais ganhos é a primeira. O arrasto na natação, é a força retardadora criada pela turbulência do teu corpo a deslocar-se na água. Quanto mais alinhado e correctamente posicionado estiver o teu corpo, menos arrasto ele vai criar á sua volta, logo, vais nadar mais rápido.

Assim, a preocupação quanto á natação deverá focar-se na posição do corpo e da técnica aplicada em vez da cadência da braçada e/ou da força de cada uma delas. Isto é aplicável a qualquer nível de atletas.

Um dos exercícios mais comuns e que continua a ser de grande utilidade para todos, é contar o número de braçadas numa determinada distância, (por exemplo em 25 metros numa piscina). Trabalhares para reduzires o número de braçadas nesta distância é mais produtivo do que diminuíres 3 ou 4 segundos na mesma distância.

Deixamos-te aqui um vídeo bem construído pela speedo e com algumas dicas importantes para compreenderes algumas regras e técnicas de posicionamento do corpo na água e de certeza te vão ajudar a criares uma melhora posição de nado.

Bons treinos