São dois exercícios diários tão bons quanto um? É melhor fazeres dois exercícios de 45 minutos de corrida contínua num dia ou só uma corrida de 90 minutos? A resposta depende do propósito do exercício. Se o teu objectivo é melhorar a resistência para triatlos longos a resposta é não. Mas, se queres melhorar qualquer outra capacidade física como a velocidade, a força, o limiar anaeróbico a resposta é sim.

Maior parte dos triatletas quer melhorar a sua resistência e endurance, logo, dois treinos da mesma modalidade no mesmo dia pode não ser o mais indicado. Porquê? Os benefícios fisiológicos dos treinos de endurance requerem que trabalhes, não apenas nas partes primárias do sistema aeróbico (coração, pulmões e sangue) mas também na parte muscular e do sistema nervoso. Adicionalmente, a produção de energia, hormonas e enzimas são necessárias para melhoria da condição física. Treinos longos são melhores para desenvolver todas as estas funções aeróbicas.

Outro factor a favor de um treino diário em detrimento de dois treinos com metade da duração do treino isolado, é o facto de o nosso corpo primeiramente gastar as reservas de glicogénio e só em seguida usar as reservas de gordura para obter energia. Assim, se quisermos optimizar o gasto de gordura como combustível para o nosso exercício deves faze-lo treinado por largos períodos de tempo, em vez de realizar o treino repartido por várias partes do dia.

Tudo dito anteriormente deve ser devidamente enquadrado no plano de treino global, e acima de tudo tendo em conta o objectivo principal que se quer obter com esse mesmo treino.

Os exemplos apresentados baseiam-se em treinos de igual intensidade e da mesma modalidade, partidos em duas metades.

Exemplo: correr 45 minutos de manhã a 5´/Km e correr 45 minutos á tarde a 5´/Km vs correr 90 minutos contínuos a 5´/Km.  

Se estivermos a falar de treinos de diferente modalidade ou até da mesma modalidade mas com objectivos diferentes, a inclusão de dois treinos no mesmo dia faz sentido e até aconselhável.

Exemplo: manhã – natação com aquecimento + 10 X 100 metros a sair a cada 2´05 + 10 CD; tarde – corrida continua 45´.

Bons treinos.